quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Adjetivo


Adjetivo
Adjetivo é a palavra que expressa às qualidades ou características do ser. Em yorùbá o adjetivo deve ser escrito após o substantivo.
Ajá funfun nsùn Lori tábìlì.
O cachorro branco esta dormindo sobre a mesa.
Mo ní àágó fàdákà kan.
Eu tenho um relógio de prata.
Os adjetivos não flexionam em gênero e numero. Acompanham as variações determinadas pelos substantivos.
Òré mi rà erin funfun kan.
Meu amigo comprou um elefante branco.
Òré mi rà erin funfun méta.
Meu amigo comprou três elefantes brancos.
Grau dos adjetivos
Os adjetivos têm dois graus; comparativo e superlativo. No grau comparativo confronta-se a mesma qualidade entre dois seres. No grau superlativo enuncia-se a qualidade em grau mais elevado, ou menos elevado de um ser em relação a outros. Qualidade de um ser não comparada. O comparativo pode ser de igualdade, de superioridade ou de inferioridade.
Comparativo de igualdade: é formado em yorùbá usando-se as palavras (bi) como. (Gege bi) exatamente.
Ajá mi jé funfun bi tire.
Meu cachorro é branco como o seu.
Róbotó ni osùpa gege bi òórun.
Redonda é a lua exatamente como o sol.
Comparativo de superioridade: efeito com a palavra jù........lo (mais do que)
Mo gun jú ìwo lo.
Eu sou mais alto do que você.
Comparativo de inferioridade: é feito com a palavra kò............tó (menos que)
Tunde kò lóye to Bose.
Tunde é menos inteligente do que Bose.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.