sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Verbo 2


Verbo 2º parte
O tempo passado ou pretérito, em yorùbá, é determinado pelo próprio nome do verbo, ou antepondo-se a palavra TI.
Mo jóko ni abe igi osàn
Eu sentei debaixo da laranjeira
Bola ti lo si òpópó
Bola foi para a rua
Ó je eran Malu pèlú ewa
Ele comeu carne de boi com feijão
Obìnrin náà ti rà ògede-àgbágbà
A mulher já comprou banana da terra

O tempo presente é conseguido às vezes, com o nome do verbo ou na forma do presente durativo ou continuado, com anteposição da letra ‘N’ ao nome do verbo.
Mo nrí eiyelé méji
Eu estou vendo dois pombos (eu vejo dois pombos)
O nsòro dáradára púpò
Você esta falando muito bonito
Àwa njeun ni bàbá ilé ojòójúmó
Nós comemos na casa do pai todos os dias

O tempo futuro é conseguido com a colocação das palavras YIÓ, O, MA. Antes do verbo.
Èmi yio lo
Eu irei
Àwa yio rà
Nós compraremos
Òun o jóko
Ele sentará
Àwon ma gbé
Eles morarão
Ìwo yió padà ni òla
Você voltará amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.