domingo, 7 de outubro de 2012

Pronome


Pronomes possessivos
São os que indicam posse em relação às três pessoas do discurso.
Singular
1º  pessoa  temi, mi            meu,minha,meus,minhas
2º  pessoa  tìé, tìre, re        teu, tua, teus, tuas.
3º  pessoa  tirè, rè              seu,sua,dele,dela.
Plural
1º  pessoa  tiwa                 nosso, nossa.
2º  pessoa  tinyín               vosso, vossa, de você
3º  pessoa  tiwon               seus, suas, deles delas
Nota: quando ‘seu’ referir-se a ‘de você’, emprega-se tìre. Quando se refere dele, dela devemos usar ‘tion ou tirè’. Em portugues a forma genitiva é clara, isso é, é prepositiva quando usamos dele, dela, de você. Em yorùbá, todas as formas vem precedidas da preposição Ti (de).
Íyé yi temi.
Este livro é meu.
Adé yen tiwa ni.
Aquela coroa é nossa.
Ìka náà tire ni.
O dedo é seu (de você)
Bàbá rè ngbé jìn níbi.
O pai dele mora longe daqui.
Tèmi ni aso yin.
É minha essa roupa
Dúrù náà tire ni.
O piano é dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.