sábado, 1 de dezembro de 2012

Verbo 4


Verbo 4º parte
O modo condicional envolve uma circunstancia. É composto com o auxilio da palavra ‘IBA’ e deve ter os pronomes na sua forma enfática.
Èmi iba jóko
Eu sentaria
Àwa iba lo
Nós iríamos
Àwon iba jeun
Eles comeriam

O infinitivo ou infinito exprime o estado, ou a ação, não determinando o numero nem, geralmente a pessoa. É sempre representado pela forma do verbo.
Onje (comer) rà (comprar) tà (vender) sùn (dormir)

Nota: O gerúndio funciona com a anteposição da letra ‘N’ ao nome do verbo, dando idéia de presente, ou duração da ação que esta acorrendo.
Mo nrà èfó ni ojà
Eu estou comprando verdura na feira
Bàbá mi nlo si oko
Meu pai esta indo para o sitio

Modo potencial é quando o verbo é reforçado por um outro verbo auxiliar.
Èmi lè rí
Eu posso ver
Òun wà sùn
Ele esta dormindo

As vozes do verbo podem ser; passiva, ativa, reflexa ou reflexiva

A voz ativa é aquela em que o sujeito pratica a ação
Pépéiye náà fo si màjàlà                    O pato voa para o mato seco

A voz passiva é aquela em que o sujeito sofre o recebe ação verbal.
A féràn mi                             eu sou amado; eles ma amam

A voz reflexa ou reflexiva existe quando a pessoa do sujeito pratica e recebe a ação verbal. É uma combinação da voz ativa com o pronome oblíquo da mesma pessoa do sujeito.
Èmi wo aso mi                       eu mesmo me visto; eu visto a minha roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.