segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sociedade Órò



O culto a divindade oro e bem antiga e secreta,surgiu da fundação de kwara state na Nigéria , esta sociedade secreta foi elaborada através de ejímere o macaco vermelho.esse culto e tido como mais proeminente importante que o próprio culto egungun devido as suas atribuições.Os membros dessa sociedade secreta era aplicadores da justiça capital,imposta aos infratores condenados pela sentença proferida pela corte ogboni.é sabido que quando ele sai a rua pela noite os não INICIADOS e reconhecidos no segredo,devem permanecer trancados em suas casas para não correr o risco de morrer.Em oyó o povo Iseyem e jabata ,são akeles que adoram a divindade Oró.Anualmente se realizam festivais que tem a duração de sete dias pra que se faça a sua adoração,neste período as mulheres e os NÃO iniciados trancam-se em suas casas.salvo alguns momentos durante o dia onde se permite sua saída para comprar mantimentos ,más isso não ocorre no sétimo dia,quando é expressamente proibida a circulação de todas as pessoas alheias ao culto,sob pena de execução sumária,não importando seu status social ou qualquer justificativa.para chegar a entender o conceito do que para os yorubás representam as SOCIEDADES SECRETAS,devemos entender que estas chegaram a semear o terror em épocas passadas.Em realidade ,o poder estava menos em mãos dos reis e anciãos,do que numa sociedade secreta poderosa,cujos emissários se ocultavam embaixo de mascaras,o que lhes permitia conseguir sem resistência alguma coisa que o desejavam.A SOCIEDADE SECRETA ORÓ,chegou as mãos dos homens através do seguinte raciocínio:

OLODUMARÉ ,o deus criador,deu a primeira mulher,ODÚ,a capacidade de deleitar-se com a vida.não satisfeita ,fez mal uso desse poder, e todos os que a olhavam na face corriam o perigo de acabar cegos.Obatalá se dirigiu então a orumilá,o deus das profecias,este lhe aconselhou através do ORACULO DE IFÁ que tivesse paciência.

ODÚ pediu a obatalá que fosse a sua casa viver com ela e visse o que fazia.Um dia obatalá ofereceu como sacrifício alguns caracóis (IGBIN).comeu a baba de um deles e ofereceu a ODÚ.A mucosidade do caracol abrandou o coração de ODÚ,de forma que obatalá pode conhecer todos seus segredos,incluindo a sociedade ORÓ e EGUNGUN.Deste momento em diante,estas sociedades,estão em poder dos HOMENS.Odú recomendou buscar a benevolência e aceitação das mulheres para que estas seguissem sendo mães.
Assim se fez e os homens tiveram poder sobre as mulheres,porem estas tiveram em suas mãos o poder sobre a vida.Se não tivesse sido assim não haveria nascimentos...
A SOCIEDADE ORÓ é considerada entre os yorubas a mais poderosa.Entre os oya e os egba seu poder político supera as exigências religiosas.Oró possui o direito de vigiar se os governantes respeitem os preceitos morais divinos.Em suas mãos esta a salvaguarda da ordem tradicional,o conhecimento e cuidado dos mitos, o folclore e a historia.Seu saber encerra a sabedoria da sociedade Oró antes do período colonial tinha o direito de condenar a morte em tribunais secretos e justiçar e executar os condenados.Não obstante ORÓ desempenha também outras funções sociais.
Os membros de sua sociedade se preocupam em enterrar adequadamente os mortos e conseguir que suas almas cheguem com segurança ao reino dos mortos,e dar também sepultamento a aquelas pessoas que tenham tido má morte.por exemplo os assassinados ou acidentados.ORÓ está basicamente a serviço dos espíritos dos mortos e por isso só aparecem de noite.seu emblema é um pedaço plano de ferro ou madeira(sobre tudo de madeira de obó ou kam,que as bruxas(AJES)Não podem ver nem farejar,presa a um cabo com corda,o que converte em uma madeira que zumbi,emite um som ao ser manuseado.Cada SOCIEDADE dispõe normalmente de dois tipos destes utensílios.Um PE pequeno e se conhece com o nome de ISE que significa MOLESTIA e o tom estridente que produz,se conhece como AJA ORO que significa cachorro de ORO.o OUTRO provem das madeiras grandes chamados AGBE (ESPADA) E EMITE UM TOM QUE E CONSIDERADO como a mesma voz de ORO,este em som anuncia que a morte esta ameaçando alguém.Oró reproduz a voz dos mortos e por isso se diz que são eles que os chamam.Antigamente aviam sete dias no ano ,as vezes eram nove dedicados a adoração de ORO sempre em época de lua nova.os adeptos da sociedade costumavam levar mascaras de madeira ,porem estas não chegavam a cobrir todo o rosto da pessoa.ORO divindade que reside na profundeza dos bosques,também denominado deidade do mistério do AWO (segredo),do retiro ou ainda do encanto.O nome que atribuem os sacerdotes de ifá e orisá a deidade ORÓ são:ORO EKU,EMINALE OU AINDA ORISÁ ORIFIN.seu odu ISALAYE,ou seja aquele odu que acompanhou do orun ao aye é OWARINSÁ.Sua morada era no local determinado ORIFIN quando veio morar no aye,mas pouco tempo depois foi condenado por obatalá a viver eternamente nas profundezas de igbo(floresta),o que hoje conhecemos como IGBO Oró ou FLORESTA DE Oró.

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