O culto a
divindade oro e bem antiga e secreta,surgiu da fundação de kwara state na
Nigéria , esta sociedade secreta foi elaborada através de ejímere o macaco
vermelho.esse culto e tido como mais proeminente importante que o próprio culto
egungun devido as suas atribuições.Os membros dessa sociedade secreta era
aplicadores da justiça capital,imposta aos infratores condenados pela sentença
proferida pela corte ogboni.é sabido que quando ele sai a rua pela noite os não
INICIADOS e reconhecidos no segredo,devem permanecer trancados em suas casas
para não correr o risco de morrer.Em oyó o povo Iseyem e jabata ,são akeles que
adoram a divindade Oró.Anualmente se realizam festivais que tem a duração de
sete dias pra que se faça a sua adoração,neste período as mulheres e os NÃO
iniciados trancam-se em suas casas.salvo alguns momentos durante o dia onde se
permite sua saída para comprar mantimentos ,más isso não ocorre no sétimo
dia,quando é expressamente proibida a circulação de todas as pessoas alheias ao
culto,sob pena de execução sumária,não importando seu status social ou qualquer
justificativa.para chegar a entender o conceito do que para os yorubás representam
as SOCIEDADES SECRETAS,devemos entender que estas chegaram a semear o terror em
épocas passadas.Em realidade ,o poder estava menos em mãos dos reis e
anciãos,do que numa sociedade secreta poderosa,cujos emissários se ocultavam
embaixo de mascaras,o que lhes permitia conseguir sem resistência alguma coisa
que o desejavam.A SOCIEDADE SECRETA ORÓ,chegou as mãos dos homens através do
seguinte raciocínio:
OLODUMARÉ
,o deus criador,deu a primeira mulher,ODÚ,a capacidade de deleitar-se com a
vida.não satisfeita ,fez mal uso desse poder, e todos os que a olhavam na face
corriam o perigo de acabar cegos.Obatalá se dirigiu então a orumilá,o deus das
profecias,este lhe aconselhou através do ORACULO DE IFÁ que tivesse paciência.
ODÚ pediu a
obatalá que fosse a sua casa viver com ela e visse o que fazia.Um dia obatalá
ofereceu como sacrifício alguns caracóis (IGBIN).comeu a baba de um deles e
ofereceu a ODÚ.A mucosidade do caracol abrandou o coração de ODÚ,de forma que
obatalá pode conhecer todos seus segredos,incluindo a sociedade ORÓ e
EGUNGUN.Deste momento em diante,estas sociedades,estão em poder dos HOMENS.Odú
recomendou buscar a benevolência e aceitação das mulheres para que estas
seguissem sendo mães.
Assim se fez
e os homens tiveram poder sobre as mulheres,porem estas tiveram em suas mãos o
poder sobre a vida.Se não tivesse sido assim não haveria nascimentos...
A SOCIEDADE
ORÓ é considerada entre os yorubas a mais poderosa.Entre os oya e os egba seu
poder político supera as exigências religiosas.Oró possui o direito de vigiar
se os governantes respeitem os preceitos morais divinos.Em suas mãos esta a
salvaguarda da ordem tradicional,o conhecimento e cuidado dos mitos, o folclore
e a historia.Seu saber encerra a sabedoria da sociedade Oró antes do período
colonial tinha o direito de condenar a morte em tribunais secretos e justiçar e
executar os condenados.Não obstante ORÓ desempenha também outras funções
sociais.
Os membros de
sua sociedade se preocupam em enterrar adequadamente os mortos e conseguir que
suas almas cheguem com segurança ao reino dos mortos,e dar também sepultamento
a aquelas pessoas que tenham tido má morte.por exemplo os assassinados ou
acidentados.ORÓ está basicamente a serviço dos espíritos dos mortos e por isso
só aparecem de noite.seu emblema é um pedaço plano de ferro ou madeira(sobre
tudo de madeira de obó ou kam,que as bruxas(AJES)Não podem ver nem
farejar,presa a um cabo com corda,o que converte em uma madeira que zumbi,emite
um som ao ser manuseado.Cada SOCIEDADE dispõe normalmente de dois tipos destes
utensílios.Um PE pequeno e se conhece com o nome de ISE que significa MOLESTIA
e o tom estridente que produz,se conhece como AJA ORO que significa cachorro de
ORO.o OUTRO provem das madeiras grandes chamados AGBE (ESPADA) E EMITE UM TOM QUE
E CONSIDERADO como a mesma voz de ORO,este em som anuncia que a morte esta
ameaçando alguém.Oró reproduz a voz dos mortos e por isso se diz que são eles
que os chamam.Antigamente aviam sete dias no ano ,as vezes eram nove dedicados
a adoração de ORO sempre em época de lua nova.os adeptos da sociedade
costumavam levar mascaras de madeira ,porem estas não chegavam a cobrir todo o
rosto da pessoa.ORO divindade que reside na profundeza dos bosques,também
denominado deidade do mistério do AWO (segredo),do retiro ou ainda do encanto.O
nome que atribuem os sacerdotes de ifá e orisá a deidade ORÓ são:ORO
EKU,EMINALE OU AINDA ORISÁ ORIFIN.seu odu ISALAYE,ou seja aquele odu que
acompanhou do orun ao aye é OWARINSÁ.Sua morada era no local determinado ORIFIN
quando veio morar no aye,mas pouco tempo depois foi condenado por obatalá a
viver eternamente nas profundezas de igbo(floresta),o que hoje conhecemos como
IGBO Oró ou FLORESTA DE Oró.
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